sexta-feira, 19 de novembro de 2010

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

TVA - Técnica do Valor Agregado

Em projetos, utilizamos a Técnica do Valor Agregado (Earned Value Technique) para integrar escopo, cronograma e recursos. É utilizada uma metodologia para medir o desempenho em qualquer projeto.

Fornece as ferramentas e técnicas que você precisa para entender onde o projeto está em relação ao orçamento. A TVA fornece uma compreensão do projeto de modo que você tenha uma maior visibilidade precoce sobre as variáveis tempo e custo que serão necessárias para concluir o projeto.



Basicamente, nos temos os seguintes termos:

PV (Plan Value): Valor Planejado -> qual é o valor estimado do trabalho planejado, em determinado tempo?
EV (Earned Value): Valor agregado -> qual é o valor estimado do trabalho realizado realmente?
AC (Actual Cost): Custo Real (atual) -> qual é o custo do trabalho executado até agora?
BAC (Budget At Complete): Orçamento até a conclusão -> quanto nós orçamos para o trabalho total?
EAC (Estimate at Complete): Estimativa na conclusão -> qual é a expectativa do custo total do projeto, conforme foi-se medido até o momento?
ETC (Esimate to Complete): Estimativa até a conclusão -> neste ponto em diante, quanto mais esperamos gastar para terminar o trabalho?
VAC (Variancy at Complete): Variação na conclusão -> qual será a variação (positiva ou negativa) que esperamos obter ao final do projeto, de acordo com o andamento atual?

De posse desses dados o gerente de projetos terá em mãos informações valiosas para que ele possa saber como anda e como ficará o seu projeto.